O que eu vou falar aqui, tenho certeza que ninguém te contou, ou se contou foi pela metade, então leia este artigo até o final se realmente você quer saber o como aplicar SEO.
Neste artigo eu vou te mostrar as principais técnicas que eu utilizo para os meus clientes que faturam milhões em seus e-commerce, e 58% deste faturamento vem do SEO.
Veja que neste CASE o faturamento do primeiro semestre de 2018 é bem significante.

Referral significa Referência, sites que apontam para a loja virtual. Inclusive é uma das técnicas que mais utilizo.
Vou te mostrar como este cliente chegou neste faturamento!

Sabe porque?
A resposta você terá no decorrer deste artigo
Entendendo o algoritmo do Google

Não existe mágica,
Tempo do site (site muito antigo) entre outras mentiras que você vê por aí.
O Algoritmo do Google tem milhares de regras para que você apareça nas primeiras posições e eles não contam. As principais eu vou te contar aqui neste artigo depois de 10 anos fazendo SEO todos os dias e testando diversas coisas que esses “Falsos Gurus” da internet falam.
Tempo do site (site muito antigo) entre outras mentiras que você vê por aí.
Vamos lá
A principal regra é CONTEÚDO RELEVANTE. Você precisa ter uma loja/site com conteúdo relevante, como assim? A sua loja tem que mostrar o conteúdo que o usuário realmente buscou de fato.
Ex. Se o cliente busca sobre “Como vender online” o link para qual ele foi destinado deverá falar sobre o assunto e com bastante conteúdo relacionado ao assunto.
Agora vamos falar das demais regras:
Loja/Site Mobile:

O Google quer sites que oferecem a melhor experiência de navegação para seus usuários. Ter um site mobile é “Obrigação”, pois 70% dos usuários estão conectados em seus dispositivos móveis.

Velocidade

Outro item importante analisado pelo Algoritmo do Google. A loja precisa ser rápida, caso contrário além de você perder posições no orgânico, a sua taxa de rejeição será alta.

Conteúdo Duplicado

Jamais copie e cole conteúdo do seu fabricante/fornecedor. O Google sabe os sites que copiam conteúdo de outros lugares e aplica punições.

Redes Sociais

Ajuda, mas não é o que vai te levar as primeiras posições. Ter perfil e postar nas redes sociais vai gerando relevância.
Links Internos

Esse tem peso. Ter links internos na sua loja ajudará no seu trabalho de SEO.
Links Externo

Mais forte do que os Internos. Ter links externos são primordiais e necessários para sua loja, é como se outras pessoas estivessem falando que sua loja é bom e tem autoridade.
Cadastre sua loja/site em Guia de Bairros, Blog de parceiros, Sites de anúncios e etc…
Código Limpo e Otimizado

Muitas vezes foge do seu alcance a otimização dos códigos, pois você pode não ter conhecimento técnico. Então a minha dica é que você busque uma plataforma e agência e siga a estrutura de SEO no desenvolvimento do site e loja.
Você pode solicitar que a plataforma ou agência desenvolvedora NÃO faça:
a. Não duplique a tag nas páginas;
b. Evite css e js junto com HTML;
c. Não inclua imagens pesadas.
Webmaster Tools e Google Analytics:
Importante. Faça o cadastro das ferramentas do Google e analise as métricas, serão necessárias.
Robots e Sitemaps:

Através do Robots você permitirá ou Bloqueará as urls para indexação do Google, ele leva isso em consideração na hora de posicionar.
Exemplo: Caso tenha uma página da sua loja que você não quer que seja indexada, é através do Robots que você faz essa configuração.
Crie o seu robots no site abaixo:

Envie as urls da sua loja/site através do sitemap, isso também é importante.

Crie um blog

Esse é o mais importante. As vendas por referência 80% vem do blog.
Ou seja, você deverá ter um blog e postar constantemente conteúdo relevantes apontando para seu site.
Legal, agora que já te falei dos 10 principais pontos que você deve ficar atento e COMEÇAR FAZER JÁ. Vou te mostrar quais destes pontos eu usei para o cliente que mostrei no início deste artigo.
COMECE A APLICAR AGORA!
Segundo case real: Este cliente está na fase inicial de seu e-commerce, e está aplicando as mesmas.

Quais técnicas forma utilizadas?

- Criamos um Blog: Criamos um blog para este cliente no WordPress;
- Publicamos neste blog constantemente com CTA (call toaction): 2x ao dia publicamos dicas e no final deixamos o link da loja(CTA).
- Faça comentários; Comentamos em assuntos relacionados aos produtos da nossa loja e direcionamos para nossos links.
- Cadastramos em Guias e sites de anúncios para Backlinks: Cadastramos em Guia de Bairros, Blog de parceiros, Sites de anúncios e etc.
- Criamos links internos: Na descrição de cada produto fizemos um link para outras categorias da loja.
- Criamos uma versão mobile: A plataforma que contratamos, a EFORCE SHOP, nos disponibilizou a versão mobile e isso foi primordial.
- Loja rápido e relevante: A plataforma também nos ajudou na velocidade da loja. Criamos conteúdo de qualidade para cada descrição do produto,com resposta a possíveis perguntas.
- Jamais copie: Aqui não tem vez. Evitamos copiar conteúdos dos fabricantes.
- Criamos uma conta no Webmaster Tools: Geramos o Robots e Sitemap, também analisamos as páginas que estavam com erro.
- Ferramentas Auxiliares: Usamos a ferramenta do SemRUSH para nos ajudar a descobrir os links externos (Backlinks) que nossos concorrentes estavam e através disso começamos a direcionar nossa estratégia.
Se você está nesta fase, faça isso também.
