Muitas pessoas sabem o que é SEO, mas não entendem, de fato, o poder que ele causa nas estratégias digitais de uma empresa. O SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é um conjunto de técnicas voltadas para melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google.
Em um cenário digital cada vez mais competitivo, estar na primeira página do Google pode ser decisivo para o sucesso de uma organização, e esse é o real objetivo de investir em boas práticas desta metodologia.
Com SEO é possível melhorar significativamente a visibilidade do site, atrair mais visitantes e converter esses acessos em resultados reais. Isso porque, ele impulsiona em mais de 1000% o tráfego de sites, em relação a outras mídias sociais orgânicas, segundo dados da BrightEdge Research.
Com a ajuda dos especialistas da Techd, alcançar a primeira página do Google é muito fácil, e vamos te mostrar como, no decorrer da leitura!
O que é SEO e qual é a sua importância para as empresas?
SEO é um processo contínuo de ajustes e melhorias no conteúdo e na estrutura de um site, com o objetivo de torná-lo mais relevante e atrativo para os motores de busca.
Essas melhorias são baseadas em critérios que os algoritmos dos buscadores consideram importantes, como a qualidade do conteúdo, a experiência do usuário e a autoridade do site.
A importância do SEO não pode ser subestimada. Estudos da HubSpot mostram que cerca de 75% dos usuários nunca passam da primeira página dos resultados de busca. Além disso, os sites bem ranqueados possuem CTR (Click Through Rate) de aproximadamente 25%.
Outro indicativo é que 92,96% do tráfego global é proveniente das pesquisas no Google, de acordo com levantamento da Jumpshot. Ou seja, além de aumentar seu engajamento orgânico, o SEO também amplia sua credibilidade e autoridade, aumenta o Retorno sobre Investimento (ROI), reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), e muito mais.
Como alcançar o topo da primeira página dos mecanismos de busca?
Essas estratégias, aliadas à expertise de 12 anos da Techd, podem te ajudar a conquistar o destaque da sua empresa no Google:
1. Use palavras-chave atrativas
Elas devem ser relevantes e estar alinhadas com o que os usuários estão procurando. Ferramentas como o Google Keyword Planner e Google Trends ajudam a identificar as melhores palavras-chave para o seu segmento.
2. Produza conteúdos interessantes e qualificados
O conteúdo é o rei. Desenvolva artigos, blogs e materiais ricos com informações valiosas que resolvam problemas ou respondam às dúvidas do seu público.
Conteúdos longos e detalhados tendem a performar melhor nos motores de busca e a aprimorar seu posicionamento na SERP (Search Engine Results Page).
3. Otimize suas imagens para SEO
Não ignore as imagens. Utilize nomes de arquivos descritivos, adicione texto ALT e comprima as imagens para garantir um carregamento rápido. Imagens otimizadas ajudam a melhorar a experiência do usuário e o ranqueamento do site.
4. Investir em SEO Local
As empresas locais são procuradas por 97% dos usuários, segundo a HubSpot. E cerca de 88% dos usuários que buscaram empresas locais efetuaram uma ligação ou visita em 24 horas, de acordo com a Nectafy.
Portanto, certifique-se de que seu site esteja atualizado com SEO Local, incluindo a criação de uma conta no Google Meu Negócio, o uso de palavras-chave locais e o incentivo às avaliações de clientes.
5. Contar com a Techd para impulsionar seus resultados
A Agência Techd é uma referência em SEO e ranqueamento orgânico, ajudando empresas a conquistarem visibilidade e sucesso online há 12 anos.
Utilizamos as melhores técnicas para garantir resultados consistentes e duradouros. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!