Nos 4 pilares anteriores focamos em gerar tráfego e vendas, agora vamos focar na venda realizada, o cliente que comprou. É bem comum lojista dedicarem suas forças apenas para primeira venda e deixarem os “verdadeiros clientes” de lado.


Vejo também muitos dizendo que e-mail marketing não funciona. Lógico que funciona! Então porque as grandes lojas mandam e-mail marketing todos os dias? O que não funciona é mandar e-mail marketing que qualquer jeito, sem organização de listas, de acordo com cada perfi.

Tem que segmentar poxa!

Não adianta você enviar um e-mail de Roupas infantil, sendo que o cliente não tem filhos.

Outra frase bem comum: “Mandar brinde gera custos e diminui a margem de lucro”. Se você soubesse o preço para conquistar um novo cliente, jamais você diria que mandar brinde seria um custo.


O Brinde ativa o gatilho mental de reciprocidade. Imagine a seguinte situação:

Eu te convido para o aniversário do meu filho, quando o seu filho fizer aniversário, você vai se sentir na obrigação de me chamar. Agora que você entendeu a importância do Gatilho de reciprocidade, você passa a entender o porque a O Boticário, Natura, Hinode dão amostra grátis, o porque do test drive nas marcas de carros e assim vai.


Funil de Venda convencional Você cria um passo a passo das ações até o cliente realizar uma compra, exemplo:

Você deve realizar as mesmas ações para Vender mais para o mesmo cliente, claro, só que segmentado. Não cometa o erro de enviar produtos que não tem nada a ver com o perfil dele(a), Use as informações que ele preencheu quando baixou o seu e-book, lembra?

No funil invertido você tem a possibilidade de pular para o estágio OFERTA (Vendas) constantemente, pois o cliente já comprou de você e confia na sua loja.

  • Ofereça cupom de descontos;
  • Frete Grátis;
  • Entrega Expressa.
  • Bônus por indicação;

Pra você vender mais pro mesmo, o marketing de relacionamento precisa ser constante e muito forte, pois a chance de você vender pra quem já comprou de você é muito maior do que quem nunca comprou.

Pra você vender mais pro mesmo, o marketing de relacionamento precisa ser constante e muito forte, pois a chance de você vender pra quem já comprou de você é muito maior do que quem nunca comprou.